O uso de colete na escoliose do adolescente, aquela sem causa definida e que ocorre pouco antes e durante o estirão do crescimento da adolescência, deve ocorrer antes e durante o estirão de crescimento se a curva tiver uma magnitude acima de 25 graus e menor que 40 graus.
Eventualmente, utilizamos colete em curvas de maior magnitude para evitar a piora durante o estirão de crescimento e aguardar o melhor momento para cirurgia. Após a colocação do colete a curva deve apresentar uma redução maior que 50% na radiografia realizada com o colete e este deve ser utilizado até o fim do estirão de crescimento.
Veja também:
A fase de crescimento pode ser avaliada pela radiografia da pelve ou das mãos e punhos através de escalas específicas como Risser e Greulich e Pyle.
É fundamental que o colete seja utilizado pelo menos 18h por dia e o acompanhamento médico com radiografia controle realizado cada 4 meses, pois neste período a curva pode progredir e tornar-se de indicação cirúrgica (a indicação é considerada quando a magnitude da curva está acima de 40 graus).
Tratamento Cirúrgico para Escoliose
O tratamento cirúrgico da escoliose tem um objetivo principal que é evitar a progressão da curva a longo prazo e curvas que progridem a longo prazo são curvas acima de 40 a 50 graus. O momento para realização desta cirurgia é idealmente durante o estirão do crescimento, quando a curva pode progredir muito ou em curvas que progrediram da faixa não cirúrgica para faixa cirúrgica de angulação logo após o término do estirão de crescimento.
Fora esse objetivo principal, o tratamento adequado tem um impacto estético e psicológico importante no paciente e pode evitar problemas futuros pela tortuosidade acentuada da coluna como restrições respiratórias por compressão do pulmão ou problemas mais graves de locomoção.
Leia mais:
Escoliose na infância e Adolescência - Será que meu filho tem escoliose?
Dr. Eloy Rusafa Neto
Médico neurocirurgião >> Agende sua consulta online!
Comments