Será que meu filho tem Escoliose?
Se você está se fazendo esta pergunta, é porque já deve ter notado seu filho adotar algum padrão de postura fora do normal, e pode até ser que ele já tenha realizado alguma queixa em relação ao corpo ou aparência física.
Pensado nesta situação, preparei um método muito simples para ajudar, você pai e mãe, a verificar se seu filho pode ter esse problema que é muito comum, e assim poder identificar a necessidade de consultar um especialista em coluna!
Mas afinal, o que é escoliose?
Quando olhamos a coluna de frente, não é normal haver desvios para o lado. Qualquer desvio para o lado na coluna é chamado de escoliose. Se você suspeita que seu filho pode ter escoliose, observe os passos abaixo para ajudar na identificação do problema:
Olhe seu filho de costas, em pé e sem camiseta: você notará que ele, ao colocar os braços para ao longo do corpo, pode apresentar uma assimetria do ângulo que os braços formam com o corpo, ou que um dos ombros pode ser mais alto que o outro e ainda, que uma das escápulas é mais saltada;
Peça para ele, com as pernas esticadas, tentar colocar ambas as mãos no chão até 90° (Conhecida como Manobra de Adams).
Se houver presença de escoliose, formará a popular gibosidade, ou seja, um dos lados fica mais alto que o outro.
Se notar alguma das alterações acima, o melhor caminho é consultar o MÉDICO ESPECIALISTA EM COLUNA. Ele solicitará os exames de imagem adequados para avaliar as curvas, deformidades e doenças associadas a escoliose, e de acordo com a fase do crescimento em que o paciente se encontra, orientar o tratamento adequado e acompanhamento, além de tirar dúvidas sobre os muitos mitos que giram em torno deste complexo de doenças.
Relação entre escoliose e diferença de tamanho entre os membros inferiores.
Não é correto afirmar que a escoliose é a causada pela diferença entre os membros inferiores. Na verdade, esta diferença de altura entre os membros, pode provocar uma curva funcional e some quando a pessoa curva-se para frente até 90° ao tentar colocar as mãos no chão. Isso ocorre porque na escoliose verdadeira, existe uma rotação da vértebra, exigindo controle e tratamento adequados.
Atendimento de todos os planos de saúde por reembolso.
Dr. Eloy Rusafa
Neurocirurgião Especialista em Coluna
Instituto Neurospine
Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728
Site: www.dreloyrusafa.com